Na escola, amigos jogam Farmville e joguinhos que viciam e convencem novos adeptos. Quando surge a dúvida: deixamos ou não?
No facebook só são permitidos perfis acima de 13 anos. Sim, existe censura baseada na legislação americana e que se extende para os demais países. O fato é: crianças de 7 anos ou menos estão acessando o facebook e mentem a idade no cadastro, o que, na minha opinião, já é começar errado. Os pais possuem a senha dos filhos, mas eles próprios não possuem pleno domínio da ferramenta.
Podem existir todos os tipos de filtros de segurança, mas a criança ainda é exposta a todas as informações compartilhadas e curtidas por quem faz parte de seus contatos - os adultos. E elas não tem maturidade suficiente para abstrair e entender vídeos bizarros, piadas de duplo sentido, notícias de morte, fotos sensuais. E as redes sociais estão no laptop, no celular, no Ipad, na TV, no videogame. O cerco está se fechando e realmente é preciso nós ( pais que foram introduzidos bem mais tarde a esse mundo que é a internet) conversemos abertamente sobre isso com nossos filhos. O que tem de legal, o que não é legal, que existem pessoas ruins e que fingem ser crianças, que nem tudo que as pessoas escrevem é verdadeiro. Nossa! É muita coisa pra uma criança de 6 anos ou menos!
Largar um filho numa praça pública com estranhos ninguém imagina fazer, mas deixar em casa sozinho no facebook com milhares de estranhos, pode? Oferecer alternativas de diversão e acompanhar quando elas quiserem jogar algum joguinho no facebook de vez em quando é a melhor solução. Até porque esses jogos viciam que é uma beleza e obrigação com os estudos ficam sempre pra depois.
Será que é só tecnologia? Será que é fogo de palha, depois enjoa e parte pra outra brincadeira? Você tem certeza que seu filho sabe dizer não a um estranho? Uma boa discussão!
Foto retirada daqui
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião. Comentários que agridam ou insultem serão desconsiderados.